Xamanismo Urbano

2556472030_5e5627bf70_z

Olhe para a noite e os neons que piscam e você vai ver mensagens. Uma altíssima tecnologia, esquecida pela maioria, permeia todas as cidades, grandes e pequenas. Códigos de panteões arcanos cifrados em sequências de luzes de trânsito; sons de portas de garagens que tomam conformações de sussurros proféticos; cores de camisetas que passam por você, se alternam e se completam em caótico puzzle cromático. O xamã está à solta na cidade e é você mesmo, que incorpora, mesmo que não queira, toda a herança mágicka da raça humana em cada uma de suas moléculas, em cada par trançado e cabeamento hackeado de seu DNA.

YRP2D00Z

Não se trata de adivinhação nem de invocar fantásticos poderes mutantes. Cada ser humano está enraizado em realidades mistas, amorfas e capazes de nos ajudar. O neon vagabundo do motel e o led na lateral do ônibus são feitos do mesmo material que constitui o solo sob seus pés. Deixe-se abrir como uma antena e sentir os raios eletro-sônico-sócio-magnético-culturais preencherem cada espaço de seu cérebro, guiar o ponto focal inexistente e impossível de sua visão periférica, afinar o diapasão de seus ouvidos com um tinitus que já dura milhões de anos.

925454-The-Streets-Ahead-0

Seu ceticismo e auto de fé no racionalismo são apenas elementos dessa mistura, identidades criadas para diferenciar minimamente seu ego do dos bilhões de seres que vieram antes de você. Os mesmos seres que, através de sua diferença e características únicas, ajudaram a fazer com que você se tornasse assim: você. Único. Innui. Cybershaman. Devoto da dúvida, agricultor do éter.

Não pense em nada e observe o fluxo dos carros. A forma como as luzes de freio piscam. A maneira como as faixas no seu iPod mudam e se acomodam para lidar com estas mudanças, com o rio de realidade que flui ao seu redor. A massa urbana de concreto e sons estridentes, de pessoas em turbilhão, contém tudo o que quer saber. Os troncos das árvores antigas em orgia ancestral nas florestas e o som de alguma queda d’água que se aproxima invisível pela trilha também apresentam, em seu código binário, as respostas para as suas dúvidas. Ouça. Veja. Pare de pensar. Esteja.

Graffiti-design-11

2 pensamentos em “Xamanismo Urbano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *