Macs Abandonados

O site Designboom publicou imagens de alguns produtos da Apple que jamais foram lançados, não chegando a sair do estágio de protótipos. Os produtos estão no livro Design Forward, do alemão Harmut Esslinger. Duas coisas impressionam: como o design já era bem melhor que o de seus contemporâneos (mas isso já sabíamos) e também como algumas funções atuais foram introduzidas ali, naqueles protótipos. 

O Macphone, de 1984, permitia que o usuário escrevesse faxes diretamente sobre a tela usando uma espécie de caneta stylus, antes de simplesmente apertar send. Uma espécie de fax avô do iPhone. Difícil não enxergar ali o início da idéia da tela de toque para aparelhos portáteis de telecomunicações (o Macphone, claro, era de mesa). 

Já o Tablet Mac, de 1982, é claramente o avô do iPad, trinta anos antes. Chega mesmo a apresentar proporções semelhantes. Destaque para o teclado conectado a ele por um fio parecido com o dos antigos telefones. Idéia que a Apple abandonou em 1982 e a Microsoft, de certa maneira, insiste em 2012 com seu Surface. 

O site tem vários outros exemplos, como o Mac Snow White e o Baby Mac. 

apple03

28-macphone-600x457

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *